"A natureza faz poucas pessoas fortes, mas esforço e treinamento fazem muitas." (N. Maquiavel)

Olá! Seja bem vindo(a)!

Este é o seu espaço para consultoria sobre fitness.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

POSTURAS CORPORAIS

André Kfouri - Terapeuta corporal 12/08/2008
.
Vamos conversar sobre postura corporal.
.
A postura envolve vários gêneros: emocional, profissional, ética, social, mental, espiritual, esportiva e, a que tem um pouco de todas, a física.
.
Vocês já devem conhecer uma série de regras básicas, e certos e errados sobre as posturas corporais, mas o que está por detrás destas regras?
.
O que justifica estabelecermos uma postura como certa ou errada?
.
Existem 2 forças que interagem sobre a postura:Exteriormente, de fora para dentro, existe a força da gravidade do nosso planeta. Essa força é que dá peso a tudo que existe nela. Sem gravidade tudo fica igual, ou seja, peso zero!Interiormente, de dentro para fora, existe uma força estruturada a partir de nossos músculos, ossos e articulações. Essa força reage e interage com a gravidade em todos os momentos de nossas vidas.Uma postura corporal correta é aquela que podemos qualificar como econômica, pois exige menos esforço físico para mantê-la!
.
Pensando em termos de força gravitacional, quanto maior a área exposta, maior o efeito da gravidade.
.
Vejamos um exemplo: se você ficar de pé, com o corpo reto, a gravidade exerce pressão na sua cabeça (esta pressão é bem absorvida pela forma arredondada do crânio), desce pelos ombros, braços, resto do tronco, pernas e pés e vai para o chão. A resistência é pequena e o seu esforço para ficar de pé é menor.
.
Agora, se você ficar de pé e inclinar um pouco o tronco para frente, a gravidade baterá na sua cabeça, no seu pescoço e em parte do tronco. A posição já exige um esforço, é desconfortável, causa dor muscular. E se você inclinar mais o tronco para frente poderá até cair. Isso é a ação da mesma força gravitacional, só que em uma superfície maior. Este fato se repete com qualquer posição que você queira analisar.
.
Por isso que, abaixar para pegar um peso dobrando as pernas é mais indicado do que inclinando o tronco ou, trabalhar com um monitor de computador em frente aos seus olhos é melhor do que um abaixo ou acima, obrigando sua cabeça e pescoço a se inclinarem para frente ou para trás.
.
Faça a experiência e comprove!
.
Olhar para frente dá menos trabalho que olhar para baixo ou para cima ou para os lados.
.
Mas o que está por trás deste maior ou menor trabalho ou esforço?
.
Maior esforço significa mais:
.
- tensão muscular;
- desconforto;
- cansaço;
- dor;
- irritação; e
- envelhecimento prematuro.
.
Acomodar o corpo significa exigir dele um mínimo de esforço naquela situação, proporcionando economia e um uso de energia mais inteligente e positivo.Falamos sobre gravidade. Agora vamos falar sobre músculos.
.
Músculos são um tipo de tecido muito simples de se entender do ponto de vista mecânico. Eles vivem de contrações e distensões. O músculo mais famoso do corpo é o coração. Qual é a situação mais saudável para o coração?
.
Bater - alternando contrações e distensões – regularmente, ora mais rápido, ora mais devagar, mas sempre! Podemos dizer que esta é uma boa regra para a musculatura do nosso corpo. Ou seja: contraia, mas não por muito tempo e, distenda, mas não por muito tempo.
.
Exemplos: você pode se esparramar no sofá ou na cadeira e, no começo ter uma sensação agradável, pois a maior pressão da gravidade causa isso quando estamos apoiados ou encostados em outra superfície (é como se virássemos o meio de um sanduíche), mas parte da sua musculatura estará fazendo um esforço para te manter daquele jeito e, quando você resolver se mexer ou se levantar, um desconforto, na forma de espasmo ou travamento poderá surgir.
.
Se você, eventualmente, usa uma posição do tipo segurar o telefone com a cabeça e o ombro durante uma conversa breve poderá não ter grandes problemas, mas se este é um hábito diário e com uso, às vezes, longo você terá problemas sérios, tipo uma LER (lesão por esforço repetitivo).
.
É muito importante que você sinta o seu corpo, o esforço que ele está fazendo e, até que ponto você pode ir com uma postura inadequada sem terminar em uma lesão que comprometa o seu trabalho ou sua vida pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutrina da Musculação

Doutrina da Musculação