"A natureza faz poucas pessoas fortes, mas esforço e treinamento fazem muitas." (N. Maquiavel)

Olá! Seja bem vindo(a)!

Este é o seu espaço para consultoria sobre fitness.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

10 DICAS PARA IR MAIS RÁPIDO NO PEDAL

Por Marcelo Maciel
Coletamos uma série de informações básicas e simples em revistas internacionais que vão ajudá-lo a pedalar mais rápido e melhor. São detalhes que fazem a diferença.
Confira:
Dica 1: A pressão dos pneus pode diminuir muito com o passar do tempo, principalmente em bicicletas de estrada. Calibre pelo menos semanalmente Cuidado especial deve ser tomado em viagens para lugares com diferenças de altitude. Use sempre um calibrador e mantenha a pressão correta nos pneus de sua bike.
Dica 2: Suas rodas devem girar livremente, tanto nos cubos como no cassete (catraca), evitando desperdício de energia. Verifique sempre o estado destes rolamentos e cobre de seu mecânico bons ajustes e lubrificação adequada nestas peças.
Dica 3: Raios com pouca tensão deixam a roda mole, aumentam a chance de entortá-la e roubam muita energia também. Cheque sempre a tensão dos raios e leve suas rodas periodicamente para um especialista conferir.
Dica 4: Revise os rolamentos dos cubos e movimento central pelo menos uma vez por ano, mesmo que você não tenha usado a bicicleta. Isso aumenta a vida útil de seu equipamento e diminui a resistência ao pedalar.
Dica 5: Ao comprar pedais de encaixe, não esqueça de levar em consideração o peso dos tacos além do peso dos pedais. Muitas vezes um pedal leve vêm acompanhado de um taco que pesa muito.
Dica 6: Muita atenção no peso. Os bar ends (chifrinhos) aumentam o peso das mountain bikes. Em muitos casos você pode dispensá-los e economizar um peso considerável.
Dica 7: Não ande carregado. Avalie bem seus equipamentos para não carregar peso à toa. Dizem que alguns ciclistas de ponta economizam peso retirando a espuma das bermudas. Capacetes, luvas, bermudas, ferramentas, câmaras reserva,... , pense onde você pode aliviar peso.
Dica 8: O peso mais bem economizado é o que gira. As sapatilhas, assim como as rodas, giram ao pedalar. Quando estiver comprando uma nova, procure uma opção leve. É besteira comprar um par de rodas caras e leves e não ter cuidado com as sapatilhas.
Dica 9: Se você entrou no espírito do pesomaníaco, experimente deixar as manoplas de sua mountain bike no menor tamanho possível. Mais alguns gramas podem ser salvos assim.
Dica 10: Priorize seus gastos. Se você não está podendo gastar muito, invista primeiro em pneus e aros leves. São os melhores itens para você aliviar peso pois melhoram, além do peso geral, a frenagem e aceleração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutrina da Musculação

Doutrina da Musculação