Apesar de ser meio "batida", esta pergunta é uma constante dentro das academias. Entra ano e sai ano, e os questionamentos sobre a relação alimentação x treinamento continuam a pairar sobre as cabeças dos desportistas e principalmente dos praticantes de musculação.
Mas, o que é essa tal DIETA?
Apesar de parecer uma sigla criada pela NASA, a dieta, de acordo com o dicionário, é o "modo de empregar o que é necessário à conservação da vida, tanto em saúde como em doença". O dicionário define ainda como "privação de alimento".
Resumindo, a dieta é a restrição alimentar de forma equilibrada, com objetivo de manutenção da vida.
Existem diversos tipos de dietas, e a maioria (desenvolvidas por profissionais) busca a melhor prática da nutrição. Opa! Outra palavra que é muito pronunciada no mundo do fitness, mas que pouca gente entende. Então, vamos lá!
Definição de NUTRIÇÃO: É o processo de fornecimento aos organismos animais e vegetais dos nutrientes necessários para a vida. É também a ciência que investiga as relações entre o alimento ingerido pelo homem e as doenças, buscando o bem-estar e a preservação da saúde humana.
Chegamos, então, ao entendimento que, a boa dieta é aquela que proporciona a nutrição adequada ao indivíduo, levando em conta diversos fatores como: sexo, idade, peso, etc.
Ciente do que é dieta e nutrição, podemos chegar à resposta da pergunta deste tópico: Por que fazer dieta?
O treinamento consiste em dieta, atividade física programada e descanso (necessariamente nessa ordem de importância!). Ou seja, sem a dieta o treino não é completo, uma vez que a ingesta correta dos nutrientes necessários ao anabolismo (reposição do estoques de nutrientes dispendidos durante o esforço e reconstrução celular).
As consequências negativas de não praticar uma dieta adequada vão desde a impossibilidade em alcançar os objetivos traçados no programa de treinamento até uma crise hipoglicêmica.
Conclusão: Treinamento sem dieta não tem fundamentação nem expectativa de sucesso, ou seja, é o mesmo que nadar contra a correnteza!
Abraço à todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário