"A natureza faz poucas pessoas fortes, mas esforço e treinamento fazem muitas." (N. Maquiavel)

Olá! Seja bem vindo(a)!

Este é o seu espaço para consultoria sobre fitness.

segunda-feira, 23 de março de 2009

QUALIDADE DE VIDA

Waldemar Guimarães 12/08/2008

Antes de entrar neste tema é importante considerarmos do que ele trata.
Vejo da seguinte maneira: VIDA é um fato. Ponto final. Todos nós, que nascemos e estamos aqui, temos, cada um, a nossa vida. Ganhamos uma vida. E podemos levá-la, sem maiores questionamentos, até o fim.
Mas aí, surge a palavra QUALIDADE. Qualidade não é algo fechado, localizado e caracterizado, e só! Qualidade é uma questão aberta.
É um começo. Eu tenho uma vida. Que qualidade ela tem? Não existe uma resposta simples, deste ou daquele tipo. Pelo contrário, existem mais questões envolvidas:
· que nível de qualidade?
· qualidade em relação a que?Por exemplo: você vai comprar alguma coisa ou utilizar um serviço.Ele é de excelente, boa, média, péssima qualidade? Tudo tem uma qualidade.
Então, o que faz a diferença?
A diferença existe quando você começa a prestar a atenção nas coisas relacionadas à sua vida. Você se importa com o que faz, como você vive sua vida. Você já não vive de qualquer jeito. Você tenta, se informa, busca, tenta de novo, alcança.
Pronto! Sua vida já começa a ter outro nível de qualidade!Se todos concordam até aqui, podemos começar a falar dos aspectos básicos que constituem a VIDA da grande maioria das pessoas: Podemos começar falando de alimentação e nutrição.
Hoje, existem milhares de informações sobre alimentos, dietas, doenças relacionadas etc. Independente de casos específicos, a orientação que qualifica o alimentar-se diz o seguinte:
1. Coma várias vezes ao dia. A razão principal é manter o metabolismo (ritmo interno de funcionamento do corpo) e o nível de açúcar no sangue em níveis estáveis. Com isso você evita doenças, como diabetes, e alterações constantes de peso corporal. (veja quanta preocupação deixa de existir só com essa atitude!).
2. Coma pouca quantidade em cada refeição. Isso acaba sendo natural, pois você estará se alimentando a cada 3 a 4 horas. Seu estômago não dilata e você não fica “estufado” e “devagar”(sonolento), depois da refeição.
3. Coma de tudo. Procure variar nas cores e tipos de alimentos para obter o máximo de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, lipídios e glicídios) necessários a uma boa saúde.
4. Prefira os alimentos naturais e integrais. Eles são processados mais lentamente pelo corpo, não causam choques ou danos no organismo e ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro.
5. Beba água o dia todo. Entre 2 e 3 lts por dia para garantir uma hidratação interna adequada.
6. Escolha o momento adequado para entrar em dietas restritivas.Uma fase de muito stress (mental, emocional ou físico) não ajudará no sucesso da dieta que você está fazendo.
7. Faça regularmente – anual ou semestral – os exames básicos de colesterol, taxa de açúcar e todos os outros que o seu médico solicitar. Avalie sua alimentação com base nestas informações e você começará a examinar a qualidade de sua vida neste aspecto.
Um outro assunto do interesse de todos é atividade física, esportes e sedentarismo.
1. Em primeiro lugar, é necessário distinguir esporte de atividade física. Você pode fazer uma atividade física regular e constantemente, e isso pode trazer um ganho para a qualidade da sua vida.
2. Uma prática física ganha qualidade, assim como na alimentação, quando é fracionada e feita com freqüência, ou seja, 20 a 50 minutos diários, 4 a 6 dias na semana. Você consegue um bom condicionamento com um mínimo de oxidação celular – resultado químico de esforço físico – que é o principal responsável pelo envelhecimento precoce do corpo.
3. Já o esporte, normalmente vinculado à competição, aumenta consideravelmente o risco de lesões que, às vezes, mudam a vida da pessoa para sempre. Em nome do competir e, principalmente do ganhar, a pessoa exige de seu corpo esforços que, se não causarem lesões imediatas, por traumas e contusões, acarretará constantes perdas e desgastes em partes internas do corpo, que aparecerão futuramente, “de uma hora para outra”.
4. Já existem estudos mostrando que traz menos riscos à saúde ser um sedentário que um esportista de fim de semana – jogar aquela “partidinha” de sábado ou domingo com os amigos.
5. Procure um médico para fazer sua avaliação e depois, um profissional da área de educação física para montar um plano que você possa desenvolver com sucesso.
6. Observe que qualidade na atividade física está diretamente vinculada à alimentação, repouso e condições adequadas.
7. Considere a musculação como sua primeira opção, pois os estudos mais recentes mostram que essa atividade, se bem praticada, é extremamente competente na maioria das questões – massa magra, gordura, hormônios, ossos, coração e circulação, sistema nervoso – que dizem respeito à saúde mental, emocional e física das pessoas.
Falemos agora sobre o sono. O sono tem que ser visto como o “outro lado da mesma moeda”. Ou seja, ou estamos acordados em atividades diversas, ou estamos dormindo. A pessoa é a moeda. Se o sono não é bom, qualquer coisa que se faça acordado também não será. Em média, os estudos dizem que precisamos de 7 ou 8 horas de sono. É importante saber que este número está vinculado a uma série de atividades fisiológicas, realizadas pelo corpo, durante o momento do sono.
Na maioria das vezes, as pessoas acham, mentalmente, que dormir é só dar uma descansada do dia que tiveram. Algumas acham que nem precisam disso. A verdade é que, certos aspectos de recuperação e regeneração, precisam de atividades nervosas, cerebrais, circulatórias e motoras diferentes das que temos quando estamos acordados. Você pode fazer certos ajustes com o seu carro em movimento.
Já para outros, o carro precisa estar parado e desligado. E o tempo para isso, não é o que eu quero, mas o que é necessário. Reveja o ambiente e as condições do seu sono.
1. Troque de travesseiro até achar um único que fique bem embaixo de sua cabeça, quando você se deita.
2. Procure um colchão de densidade adequada a você (seu peso e suas medidas) ou ao seu cônjuge (depende de quem tiver maior peso). O colchão tem que ser firme, nem duro, nem mole. Essa é a regra sensorial.
3. Mantenha o ambiente arejado mas não frio, pois quando dormimos o metabolismo reduz suas atividades e com isso nossa temperatura corporal também.
4. Para ter um sono mais relaxante tome um banho assim que chegar em casa do trabalho. Troque suas roupas e leve para a cama somente sua necessidade de descansar.
Posturas corporais.
Posturas certas, posturas erradas, inadequadas, prazerosas, desconfortáveis etc.Existe uma quantidade enorme de orientações posturais por um lado e, um monte de sensações e impressões pessoais por outro.
O que fazer? Em primeiro lugar, procuro por um princípio. Princípio não tem lado, não tem “time”, não tem preferências. Ele é o começo, isento, imparcial. Só depois é que as coisas começam a se dividir e seguir uma direção.
O princípio neste caso, sobre posturas, é que o corpo - mais de 200 ossos e 600 músculos, metros de “tubos” internos, tais como: vasos circulatórios, intestinos, canais respiratórios, litros de líquidos diversos etc – está sempre em movimento. Sempre em movimento.
A proposta é seguir este princípio. Mantenha sempre o seu corpo em movimento, alterando suas posturas, de momentos em momentos.Você vai observar que posturas mais eretas gastam menos energia, porque a relação de forças de um corpo com a gravidade do planeta é perpendicular, logo, se você coloca o seu corpo em verticalidade, você tem menos área de atrito e menos esforço por parte de seu corpo – músculos, ossos e articulações e coração – para se manter em determinada posição.
Experimente e sinta, por você mesmo, como se relacionar com cada postura. Tudo o mais, Qualidade de vida é muito mais do que o que foi colocado aqui. Isso é só um começo, a partir do que, você poderá olhar com mais atenção, carinho e comprometimento outros aspectos de sua vida tais como:
- Sua vida familiar;
- Sua vida emocional e íntima;
- Sua vida social;
- Seu trabalho;
- Seu lazer;
- Seus estudos;
- Suas idéias, seus sentimentos e suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutrina da Musculação

Doutrina da Musculação