"A natureza faz poucas pessoas fortes, mas esforço e treinamento fazem muitas." (N. Maquiavel)

Olá! Seja bem vindo(a)!

Este é o seu espaço para consultoria sobre fitness.

segunda-feira, 23 de março de 2009

DETERMINANDO O SEU OBJETIVO

Waldemar Guimarães 11/08/2008

Afinal porque treinar com pesos e não correr, nadar ou andar de bicicleta ou mesmo jogar bola ?
Ocorre que cada atividade possui os seus benefícios; enquanto treinar ciclismo ou corrida, promove um ótimo trabalho de condicionamento aeróbio, desde que realizado dentro de limites ideais de volume e intensidade para cada indivíduo, quanto a tonificação muscular, só salienta os membros inferiores, fazendo muito pouco para a parte superior do tronco, jogar futebol fica mais ou menos na mesma categoria.
Mas e a natação, ainda, considerada por muitos profissionais a atividade física mais completa?
A natação pode fazer realmente um ótimo trabalho cardiorrespiratório e é muito eficiente para o aumento de força muscular e flexibilidade, porém não se vê um nadador, mesmo que exímio, dono de um físico bastante musculoso e definido. A não ser que o nadador realize um cross training incluindo exercícios com pesos e dieta específica, o que um nadador olímpico não fará, ele terá um shape peculiar: desproporção de desenvolvimento muscular e ausência de definição.
Alguns fisiologistas sugerem que os nadadores formam uma camada de tecido adiposo subcutâneo, porque, tal como mamíferos marinhos, eles precisam armazenar calor porque o corpo perde muito mais calor na água do que ao ar livre. Mas se você quiser que o seu corpo pareça com o corpo de uma foca, tudo bem, fique bastante tempo na água e coma bastante sardinha.
Mas então a musculação deve ser a melhor atividade de todas?
O exercício com sobrecargas é o que mais promove alterações na composição corporal, força e resistência muscular e dependendo de como for realizado também é muito efetivo para ganhos de flexibilidade.
Agora, existem profissionais que insistem em não concordar que a musculação seja efetiva para a melhora da composição corporal principalmente para o controle da gordura corporal e continuam achando que é muito mais efetivo ficar 1.5 horas em uma sala de ginástica aeróbica. É lógico que outros fatores devem ser controlados tal como a alimentação, mas não há necessidade de ser um cientista de laboratório para visualmente observarmos que atletas de provas curtas do atletismo como os corredores de 100 metros possuem um físico mais musculoso e definido do que corredores de maratona e no entanto aqueles atletas só realizam picos anaeróbios no seu processo de treinamento enquanto os maratonistas correm em bases diárias horas sem parar.
Analogamente, se nos deslocarmos para as academias, porque será que as salas de ginástica aeróbica estão cheias de gordinhos sistemáticos e a de musculação com uma quantidade média muito maior de pessoas com uma composição corporal mais saudável?
Vários profissionais da área de saúde a muito vêm batendo nesta mesma tecla, salientando a efetividade da musculação no que se refere a elevação significativa do Metabolismo Basal mesmo após o término da atividade, apesar disto tem gente que ainda não se convenceu ou não quer dar ouvidos a este fato tão notório.
Eu acrescento que esta elevação metabólica no caso de um treinamento profissional pode se manter não apenas por algumas horas após o final do treino mas por alguns dias, haja visto a grande necessidade de reparação tecidual. Quando se treina sério no alto nível, a musculatura local permanece com a temperatura ligeiramente mais elevada por alguns dias e às vezes até por mais que uma semana. Soa familiar?
É bem provável que os profissionais que insistem em advogar que a musculação não é efetiva para a melhora da composição corporal não têm e nunca tiveram um corpo definido e musculoso, porque nunca treinaram sério com pesos, aliás pode ser que pareçam com focas. Não de ouvido a eles, não sabem o que dizem. Entretanto, a nossa musculação não é a melhor forma de se condicionar aerobiamente, veja, isto não tem nada a ver com o controle da gordura corporal, a Potência Aeróbia é uma das variáveis da saúde e é significativamente trabalhada com atividades cíclicas com médio-longo período de tempo de execução, daí entramos nas caminhadas, corrida, ciclismo, natação, etc...
A partir daí torna-se simples concluir que o melhor seria associar o treinamento com pesos e alguma atividade cíclica. A delimitação do objetivo a ser alcançado é a medida número um.
Existem muitos alunos de academia e até atletas muito confusos. Eles não sabem aquilo que desejam ou necessitam, se correm ou nadam mais e treinam menos com pesos ou vive versa, não sabem a que ponto precisam se condicionar aerobiamente, até onde desejam desenvolver a massa muscular, até que ponto um treino interfere no outro ou mesmo quando realizá-los. A nível aeróbio existe uma delimitação daquilo que é o padrão compatível com a saúde mas a nível de desenvolvimento muscular o céu é o limite, apesar que algumas focas possam não concordar com isto. Depende da escolha de cada um. Um corpo atlético proporcional e bem definido parece atender os desejos da maioria, enquanto um físico superdesenvolvido como a de um Mister Olympia é desejo de poucos. O importante é definir aquilo que realmente você deseja, não ser modesto na escolha, ter confiança, determinação e perseguir o seu objetivo. É comum pessoas mudarem de objetivo, principalmente quando começam a obter ganhos mais consistentes, á partir daí passam a querer mais músculos porque se tornam mais autoconfiantes e instruídos, mas este é um fator puramente psicológico.
Se formos atender as recomendações da saúde feita pelos órgãos oficiais, 30 minutos de caminhada no shopping center local cinco vezes por semana será o suficiente, mas o próprio Joe Weider considera isto nivelar por baixo, muito embora aceite que esta medida é melhor do que ficar em casa em frente a televisão, acredita que qualquer cidadão deva ser estimulado além destes parâmetros simplórios permanecendo viva a filosofia que também compartilho: No Pain no Gain!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutrina da Musculação

Doutrina da Musculação