"A natureza faz poucas pessoas fortes, mas esforço e treinamento fazem muitas." (N. Maquiavel)

Olá! Seja bem vindo(a)!

Este é o seu espaço para consultoria sobre fitness.

sábado, 11 de julho de 2009

EFEITOS DA GLICOSAMINA NO ORGANISMO

A glicosamina, também conhecida como glucosamina, é comumente usada como tratamento oral para a osteoartrite, embora sua aceitação como terapia médica varie. A glucosamina auxiliaria no tratamento da artrite ao ajudar a reconstruir a cartilagem. O uso da glicosamina parece ser seguro, porém as evidências quanto a sua eficiência ainda não estão claras.
Estudos clínicos sobre a glicosamina
Vários estudos clínicos têm sido conduzidos sobre a glicosamina como tratamento para a osteoartrite, porém os resultados são conflitantes. Uma vez que a eficácia da glicosamina ainda não é definitivamente comprovada, há debate entre médicos se ela deveria ser recomendada para tratamento de seus pacientes.
Vários estudos clínicos nos anos 80 e 90, patrocinados pela European patent-holder (Rottapharm), demonstraram benefícios no uso da glucosamina. Porém, esses estudos foram consideradas de baixa qualidade por causa da pequena amostragem, curta duração, etc. Então, Rotta patrocinou outro dois estudos grandes (com pelo menos 100 pacientes por grupo), com duração de três anos e controle de placebo da marca Rottapharm de sulfato de glicosamina.
Esses dois estudos demonstraram claros benefícios no tratamento com glucosamina, sugerindo que ela realmente ajudaria a prevenir a destruição da cartilagem. Por outro lado, vários estudos subseqüentes independentes da Rottapharm, porém menores e mais curtos, não detectaram os benefícios da glucosamina.
Essa situação levou o National Institutes of Health a financiar um estudo em larga escala para testar os efeitos da glicosamina, sulfato de condroitina e sua combinação, sobre a osteoartrite dolorida do joelho comparando com um grupo utilizando placebo e outro o medicamento celecoxib. Os resultados desse estudo de 6 meses descobriu que pacientes que tomaram glicosamina, sulfato de condroitina ou a combinação dos dois não tiveram melhora estatisticamente significativa comparado com o grupo do placebo.
O grupo do medicamento celecoxib teve melhora estatisticamente significativa nos sintomas. Porém, uma análise secundária de um subgrupo de pacientes sugeriu que a suplementação com glicosamina poderia ajudar pessoas com dor classificada de moderada a severa.
Em síntese, a glicosamina é utilizada para fins preventivos e terapêuticos relacionados à degeneração da cartilagem articular (artrose) e osteoartrite, ainda que seu efeito não tenha sido efetivamente comprovado.
Fonte: Scielo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutrina da Musculação

Doutrina da Musculação