É isso aí...
O ano acabou, mas outro se inicia e, como estamos em pleno verão, apesar de tantas confraternizações, continuamos nosso treinamento para manter a forma em dia.
Uns poucos se programaram e adequaram seus planos de treinamento, porém outros (os "famosos atletas de verão"), como sempre deixaram para iniciar o treino às vésperas do carnaval. Estes últimos buscam uma resposta ao treino de forma urgente e nem se preocupam com as consequências. Além da maior exposição a lesões (musculares, ósteo-articulares, cardíacas,etc.) por sobrecarga de volume e/ou intensidade de treinamento devido a falta de orientação profissional, existe o risco de reações colaterais devido a ingestão de fármacos (esteróides anabolizantes), no caso dos mais "apressadinhos" - geralmente fatais em crianças e jovens que fazem uso de esteróides sem saber do porquê da existência de tais medicamentos.
Devemos estar cientes dos limites fisiológicos do nosso organismo e praticar, antes de mais nada, um estilo de vida saudável, apesar do ritmo frenético do dia-a-dia que não colabora para atingir este objetivo. O fato é que a maioria quase absoluta dos "praticantes periódicos" de atividades físicas não visam os meios - ambicionam os fins.
Partindo destas observações, faça uma reflexão sobre sua saúde e dê um passo de cada vez, independendo do seu objetivo, seja ele o design corporal, o condicionamento físico específico para a prática de esportes, ou mesmo a manutenção do condicionamento atingido.
Solicite exames médicos (avaliação cárdio-pulmonar, hemograma, etc.) e, antes de começar a prática de qualquer atividade física, seja ela uma simples caminhada, procure um profissional de Educação Física para definir o programa de atividades adequado, voltado à sua realidade. Ele o ajudará a otimizar seu desempenho e tornar seu treinamento mais efetivo e prazeroso.
Um ótimo verão para todos!!!
Nilo Rolemberg
Educador Físico